Isto sim é uma reflexão…

…bem mais útil do que aquele documento de 3 páginas em modo copy paste, escrito com muita maquilhagem e que supostamente serve para nos avaliar… um balanço o ano termina, em termos letivos, prolonga-se apenas por exames e rotinas típicas de um final de ano letivo; em termos de balanço, noutros lados já escrevi algo mais, […]

Fonte: Isto sim é uma reflexão…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Uma resposta a Isto sim é uma reflexão…

  1. coeh diz:

    Teresa Gui
    Como foi?
    Trabalhar em “ninho” mais um ano, foi Complicado, extenuante, desmotivador, frustrante! Rezando, para aguentar mais um dia e depois mais outro. Pedi saúde, pedi força e sobretudo pedi paciência para aguentar sem me deixar ir abaixo completamente e desistir.
    Roguei a todos os santos, que conseguisse atingir PELO MENOS, alguns objetivos. Lutei por ultrapassar DIVERSIFICADAS barreiras: má educação, preguiça, falta de capacidade, desinteresse, desconcentração, falta de autonomia e organização, alunos a precisar do apoio da Educação Especial, que tardava e pouco ou nenhum investimento dos pais na educação dos filhos, e ausência de perspetivas, e de sonhos da parte deles. Mas o que doeu mesmo, foi a má educação, o que me deixou de “rastos”, foram os constantes confrontos entre a minha exigência, a minha luta e as suas atitudes de: – não tenho medo de nada, faço o que quero e pronto!!! O MAIS DOROSO FOI TENTAR ensinar quem não queria aprender, nem deixar aprender.
    Mas mesmo no meio de tanto mau, consegui que não fosse tudo péssimo. Recuperei duas alunas, num grupo de 9, a nível do primeiro ano. Mérito e trabalho muito meu, algum interesse e apoio dos pais, muito também das alunas que corresponderam e ultrapassam as suas dificuldades, com mais trabalho e menos tempo e mérito da professora titular de turma que deu continuidade. Conseguimos e elas transitaram para o terceiro ano!!!
    Depois, mais duas meias vitórias, que transitaram ao terceiro ano, com negativa a matemática!
    Mas todos evoluíram, todos aprenderam a ler e a escrever. Uns com mais facilidade, outros assim, assim e outros se arrastando entre agora sei, amanhã depende!
    No comportamento poucos progressos se verificaram, apesar do reforço pela positiva, de sermão , menos sermão, de chamadas de atenção, de dar ou não dar prémios e incentivos. Pouco mudou, quem não cumpria as regras e era mal educado, dificilmente vai mudar, porque na escola não existe nada realmente penalizador e palavras levam-nas o vento e os ouvidos são de mercador. e em casa continuam a não saber impor limites. Descobrem depressa demais, que por mais asneiras que façam, o máximo que lhes pode acontecer é ficar, sem recreio e quem sofre é a professora, ou ir por breves instantes para a rua e eles até preferem, pois não têm que trabalhar. E que mais há???

    Gostar

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s