Opinião – Maria Laranjinho

 O 1º ciclo bateu no fundo com a indiferença de quase todos, inclusive dos sindicatos. Verdade seja dita que este ciclo nunca fez parte da agenda de negociações, na medida em que todas as mudanças foram acontecendo paulatinamente, e aceites no meio de uma “rabugice silenciosa” da parte dos docentes deste nível de ensino. Os sindicatos sempre que iam a reuniões levavam muitos assuntos para debater, mas não do 1º ciclo. Poucos docentes ou nenhuns tem a carga horária, os vários níveis de anos de escolaridade ou níveis de aprendizagem que tem uma sala de 1º ciclo. Já para não falar dos alunos com NEE misturados com mais de um ano de escolaridade, chegando a haver 5 e 6 alunos com esta especificidade, por turma entregues a maior parte do tempo à responsabilidade do professor titular. Isto deve-se às poucas horas de apoio especializado que estes alunos tem, para que possam poupar dinheiro e não colocar mais professores. As AEC são a cereja no topo do bolo. Se há escolas que conseguem terminar as aulas curriculares às 16h, e só iniciar as AEC às 16h 30, uma grande parte não o faz porque as câmaras querem poupar dinheiro, e então numa promiscuidade inaceitável misturam um pouco de tudo, arrastando para o final do dia as atividades letivas. Com a introdução do inglês, as coisas ainda pioraram mais, com furos pelo meio, para o professor titular concluindo as atividades 4 dias por semana, às 17h 30m. É aberrante toda a situação. Talvez se resolvesse se houvesse maior solidariedade de classe e os professores dissessem basta até serem ouvidos. Acredito que isto não para aqui….microfone

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

3 respostas a Opinião – Maria Laranjinho

  1. antonio diz:

    Pois, também eu queria um horário excelente só para mim. habitue-se colega. Isto de sair às 3h já acabou

    Gostar

    • olha..lá pá…
      Tu deves ou só podes ser parvo…Não tens a minima noção do que é ser professor do 1º ciclo..Eu o ano passado tinha na escola diretamente 30 horas…fora o trabalho de casa ..No total devia andar entre 40 a 50 horas semanais…
      Diz qual é o teu facebook …para te mostrar algumas verdades…
      Ou és professor e então és..analfabeto e falas de barriga cheia…
      Ou então não o és …e então aprender a respeitar aqueles que te ensinaram a ler”!!!

      Gostar

  2. áscoeh diz:

    As colegas com mais de 60 anos no ano passado saíam às 3 horas. Tinham 5 horas de dispensa da componente letiva. Este ano optam pelos apoios e substituições ou saem às 16 ou 17.30.
    Já percebemos que não podemos contar com a solidariedade dos outros ciclos.

    Gostar

Deixe a sua opinião