Inglês – Noémia Lança

2 h ·

A propósito do Inglês como Disciplina Curricular, no 1º Ciclo do Ensino Básico!
Especialmente, para Professores. .. Sempre quero ver quem é que lê, tantas palavras…

Eu sou mesmo muito velha, nestas andanças! O que me choca, acima de tudo, é que crianças com idades entre os 6 e os 9 anos, tenham que permanecer na Escola, das 9: 00 às 17:30… Uma vez, que com as AEC pelo meio da Actividade Curricular, a maior parte dos pais, são quase obrigados a inscrever os seus filhos nas respectivas Actividades…
Choca-me que estas Actividades tenham um carácter avaliativo…
Choca-me que, simultaneamente, a maioria dos professores que leccionam estas Actividades, remetam constantemente para o titular da turma, todas as dificuldades de comportamento, por parte das turmas e, que como forma de resolver algumas situações de conflito, em sala de aula, recorram muitas vezes, à situação de colocar o aluno fora da sala. ..
Revolta-me que o 3° e 4° anos, que têm uns programas/metas/ competências, o que lhe queiram chamar, super extensos e de difíceis, nada compatíveis com a idade cronológica e psicológica dos alunos; ainda sejam confrontados com mais uma disciplina curricular, o Inglês. ..

Esta situação é, no limite uma completa aberração! Pois é mais uma matéria que os alunos têm para estudar, como se o Português, a Matemática, o Estudo do Meio (que nestes dois últimos anos têm muita História de Portugal, Geografia , Ciências da Natureza e do Ambiente…) tivessem o mesmo peso que o Inglês. ..
Gostava de saber se existe algum outro país, na Europa, em que o ensino do Português, (honestamente, não sei se haverá algum país, no espaço Europeu que tenha o estudo do Português, no 1º Ciclo do Ensino Básico) com o mesmo peso que a Língua Materna, desse país…

Ainda se pode colocar a questão sob outro ponto de vista. Será que existe algum país da Europa, que dê a mesma prioridade ao Inglês, que à sua própria Língua? 

Esta situação resultou pelo simples facto de ter havido um decréscimo da população escolar, no 2° Ciclo e os Professores de Inglês, estarem em excesso… Assim, calmamente, se resolveu o problema passando estes Professores a integrar o 1 ° Ciclo, já não como AEC, o que requeria menos docentes, mas como Disciplina Curricular!
Só falta acrescentar aqui uma pequena nota, estes Professores, tal como os que têm a Variante de Matemática e EVT, na primeira oportunidade, deixam imediatamente o 1 ° Ciclo… e voltam para o 2° Ciclo!
Digo isto, com conhecimento de causa! Não é uma crítica, é uma constatação!

O que significa que não há o mínimo Respeito da Tutela e de alguns Agrupamentos, pelo 1 ° Ciclo do Ensino Básico! 

É uma pena, que a maioria dos Pais/Encarregados de Educação, só se apercebam de algumas destas problemáticas, quando os seus filhos saem da Escola do 1º Ciclo! 

Sendo este sector de Ensino tão menosprezado pelas entidades acima referidas, é evidente que também o é pela Comunicação Social, de uma forma geral e, logicamente, pela Sociedade!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Uma resposta a Inglês – Noémia Lança

  1. coeh diz:

    O Inglês está longe de ser o principal problema! Agora em vez de terem diminuído os alunos por turma, terem apostado em mais apoios, continuação de gente que gravita na área do 1º ciclo sem ser titular de turma é que está mal. Os professores mais velhos estão cansados e precisavam que seja cumprido o acordado no início da carreira.

    Gostar

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s