Afinal, por onde anda o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar?

Quem é professor, lembra-se das reuniões de departamento, conselhos pedagógicos, reuniões gerais e conselhos gerais que no final do ano passado foram realizados para produzir o novo projeto para o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Também se devem lembrar da pressão que houve para entregarmos os ditos projetos, tal não era a sua […]Mas pelos vistos o tão falado Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar não é para todos, este resumiu-se a 1 recurso (=1 professor/psicólogo/etc) para as escolas que não têm contrato de autonomia, para as outras… bem… para as outras fica a satisfação de terem realizado mais um projeto para forrar uma gaveta qualquer.

“Em todos os 800 agrupamentos, foi lançado um programa para o sucesso escolar, associando a comunidade educativa, às autarquias e ao conjunto da sociedade. É isso que justifica todo o esforço que temos de fazer e que explica também o novo método de avaliação, com o qual se pretende aferir o conhecimento e dar oportunidades às escolas e famílias para fazerem o trabalho com cada uma das crianças”, defendeu.

Lembro que já nos contratos de autonomia implementados pelo anterior governo, a festa foi muita, os sound bites percorreram as manchetes dos jornais, mas ao espremer todos os projetos que as escolas e seus professores (que perderam horas a realizá-los) fizeram, saiu a pequena gota de 1 recurso, e a sempre pronta resposta: “podem implementar os vossos projetos com os recursos já existentes na escola”. Ora muito obrigado…

Fonte: Afinal, por onde anda o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s