Sobre o artigo 79º do ECD

  1. Agnelo Figueiredo • há 9 horas
    Discordo em absoluto do ponto 6.
    “De facto, o atual DOAL estipula que os docentes do 1.º Ciclo lecionam a totalidade do currículo. Todavia, o art.º 79.º do ECD determina que os educadores e professores do 1.º Ciclo beneficiem de uma redução de 5 horas depois de perfazerem 60 anos de idade. Significam estas duas premissas que, na vigência deste DOAL, os professores do 1.º Ciclo com mais de 60 anos não sejam titulares de turma; preenchem o horário com Apoio Educativo.
    No nosso agrupamento, vamos ter duas docentes nestas condições.”

    Gosto

  2. coeh diz:

    Mas porque não podem os professores com mais de 60 usufruir das menos 5 horas e ser titulares de turma. Quando forem 4/5 por agrupamento a lei vai mudar? Ou vão todos apoiar os colegas?  No meu agrup. uma colega ficou com a turma e prejudicada em 5 horas semanais.

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

4 respostas a Sobre o artigo 79º do ECD

  1. mondeguinho diz:

    A observação do colega Agnelo é pertinente mas para mim, a resposta dada pelo colega que se assina coeh é simplesmente brilhante. Já agora, pergunto ao colega Agnelo se no seu agrupamento todos os colegas com 60 anos fizeram essa opção e foram empurrados para os apoios ou tiveram outra opção

    Gostar

  2. Não é preferível ficar em apoio aos colegas? Ficar com turma obriga a toda a sobrecarga do titular de turma e que um outro docente complete o horário. E se só um dos docentes estiver nesta situação numa escola, como se completa o horário do outro docente (mais novo)? Será com apoios?

    Gostar

  3. coeh diz:

    Eu também prefiro os apoio, contudo tenho que respeitar quem prefira turma e para isso não deveria ser penalizado a dobrar. Não tem a antecipação da aposentação e tem mais horas letivas.

    Gostar

    • António Carvalho diz:

      De acordo, mas se defendemos o regime diferenciado de aposentação com base no comprovado desgaste físico e psicológico, acho que é um contrassenso optar por turma. No entanto, tenho de respeitar essa opção, apesar de não concordar com ela.

      Liked by 1 person

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s