Rui Cardoso no DeArlindo

Ainda prevalece a imagem de que o professor de 1º ciclo tem aquele lado maternal, ou paternal, que está ali para “cuidar” dos alunos, além de todas as suas competências profissionais a que a tutela o obriga. E de facto acabo por me rever nestas palavras…

A verdade é que os professores de 1º ciclo, na sua maioria do género feminino, têm uma forma diferente de estar na profissão, não que sejam diferentes dos docentes de outros ciclos ou grupos mas, porque o papel que desempenham a isso os obriga.

comentário de um leitor…

Verdade! Palavras especiais mas capazes de retratar precisamente o que é um professor do 1.º CEB. Hoje o 1.º CEB torna-se um contentor onde se despejam professores de EVT quando não têm horário, professores de Educação Física e de Francês, porque no seu curso têm a variante, que lhes deu dois dias experiência. Depois chegam ao 1.º ciclo e querem pôr  o menino que perturba fora da sala de aulas, ou sob a responsabilidade da auxiliar de ação educativa, quase como uma mãe que acabou de ser mãe pela 1.ª vez e não sabe muito bem o que fazer ao seu bebé. Chegam ao 1.º ciclo e não sabem fazer uma conta de dividir, nem conversões, nem ajudar os meninos a encontrar estratégias para chegarem à solução das situações problemáticas. Ficam nervosos e batem-lhes ou põem os meninos de castigo…Não estou a mandar bocas, presenciei cenas destas quando estive no apoio educativo! Mais, colegas que não percebem nada do processo de ensino e aprendizagem mas porque são amigos dos diretores/coordenadores e até fazem muitos cartazes, muitas danças e peças de teatro (muita propaganda) têm muito bom na sua avaliação docente. Conseguem renovação de contrato e até conseguem passar à frente de colegas mais competentes e mais graduados realmente licenciados, no 1.º CEB que até ficaram no desemprego.

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Uma resposta a Rui Cardoso no DeArlindo

  1. Paulo diz:

    Discordo da generalização pois acredito mais em bons e maus profissionais. O despejar professores no 1º ciclo é verdade e prejudica imenso.

    Gostar

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s