Opinião – José Augusto Ribeiro

Escola Sá de Miranda – Braga, Maio de 2014

Vivemos hoje num mundo globalizado e numa sociedade individualizada, onde o terror económico deixa, à sua passagem, um rasto de desemprego, precariedade e fragmentação. A crise económica, a desigualdade e as injustiças sociais constituem uma nova barbárie. As pessoas tornaram-se mercadorias à mercê da ganância e do lucro, amedrontadas e submissas.

Por seu lado, a ideologia do politicamente correto apregoa o valor da privatização e do empreendedorismo, contribuindo para apaziguar as consciências e responsabilizando as pessoas pelo seu fracasso e pela sua penúria. Assistimos à erosão dos valores, à destruição dos laços sociais, ao declínio das instituições e das comunidades e acabamos por ser os construtores da nossa passividade e do egoísmo crescente.

As mutações vertiginosas atropelam princípios, normas e pessoas, abalando profundamente a educação e tornando a escola disfuncional e obsoleta. A escola está paralisada e impotente perante as contradições e a complexidade dos problemas que a sociedade trouxe para o seu interior.

Também aqui o pensamento único é um obstáculo, os verdadeiros problemas acabam por se dissolverem em nome de uma escola abstrata: estatísticas, burocracias e modelo empresarial. Trata-se de mascarar a realidade e iludir as questões, retirando espaço para o debate e aumentando o fosso entre as coisas como estão e como deveriam estar.

De repente vivemos num mundo invertido, o ambiente torna-se tóxico e o ar irrespirável.

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s