Idades – Paulo Guinote

Acredito que todas as gerações tenham as suas razões de queixa em relação ao seu “contexto”. Mas parece-me justo que me preocupe ligeiramente mais com a minha, a dos nascidos a meio dos  dos anos 60, que ainda foram educados à moda antiga, devendo respeito aos mais velhos, e que quando foi o 25 de Abril não tinham idade para fazer merda à grande a acabarem com ministros, deputados, comissários europeus, presidentes da UE ou dominarem décadas a maioria dos postos de comando do regime democrático (caramba, não se justifiquem sempre com os anos de fascismo que viveram… já foram pagos com créditos a triplicar pelas vossas fugas para Paris e Londres para respirar a liberdade enquanto os meus parentes iam respirar os esgotos dos bidonville ou o frio de toronto para não serem presos e ainda darem de comer à família). A minha geração é a daqueles que, chegando à idade, não se renderam ao oportunismo jotista dos coelhos e seguros, dos sócrates e dos pintos, entrando na idade adulta com o Bloco Central e o FMI em cima e apenas beneficiando do delicioso decadentismo da música dos anos 80 para esquecer os anos de ferros dos euromísseis e outras coisas animadas de então que davam sentido ao negrume dos joy aos bauhaus, dos clash aos cure, mas também aos delírios dos neo-românticos que não eram assim tão maus quanto pintaram os human league, os duran duran ou os soft cell, mesmo se quem se queria intelectual só admitisse ouvir smiths, echo ou o que o mec escrevesse que valia pena a ouvir por muito chato que fosse se alguém falar em durutti column eu nego, que até tenho o vinil de estreia da virgínia astley que, não, não é parente da laura sem t dos trapinhos de marca)…

Fonte: Idades

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Deixe a sua opinião

