Carta aberta a uma colega – Noémia Lança

Minha querida Margarida Freire, não vale a pena tapar o sol com a peneira. .. Já estou demasiado velha, estive desde sempre, quase uma vida, envolvia num processo de luta Sindical, fui a Congressos e conheci o Mário Nogueira, ainda ele não era da cúpula do Sindicato. .. Há, já bastantes anos, que me apercebi que há na Educação uma pirâmide hierárquica. .. desde o Pré – Escolar até ao Secundário… e que a Pré e o 1°Ciclo estão na sua base… Tenho tido, ao longo do tempo, muitas provas do que estou a afirmar, umas que senti na pele e outras que obervei noutras colegas… Estou a falar sem qualquer mágoa ou rancor, isso não faz parte da minha maneira de ser…
Nã tenho qualquer ilusão. .. Não há, não houve e, duvido que alguma vez exista alguma “união” na chamada classe dos professores. ..
Então, e seguindo este raciocínio, para mim, está claro que, este Sindicato, onde há mais de 35 anos estou integrada, não defende o 1°Ciclo… Ainda continuo a pagar a descontar, para ele. .. Mas, qualquer dia, acabou . Há anos que não vou a uma reunião Sindical, desde uma a que fui assistir e me senti insultada, como professora do 1 ° Ciclo, pela senhora que a estava a dirigir. ..
Agora, chegou a hora de lutar por nós, pela nossa Monodocência, que até isso alguns professores dos outros Ciclos dizem que já não temos e o próprio Sindicato também, não usa esta abordagem, no 1º Ciclo. .. Assim, sendo vou tentar lutar por tudo aquilo que me prometeram há perto de 40 anos… Reforma aos 35 anos de serviço / 55 anos de idade! Eu acertava em pleno. .. Até um dia um senhor primeiro ministro, José Sócrates, se lembrar de me oferecer, de um dia para o outro, 10 anos a mais na minha carreira, não houve qualquer tipo de faseamento, NADA! TOMA LÁ MAIS 10 ANOS! De um dia para o outro, aquela “BESTA” ROUBOU-ME 10 ANOS DE VIDA! !!
Só por isto, cá para mim podia muito bem ter estado 10 anos no xadrez. ..
Depois, vieram os outros (PSD/CDS ) e ainda me roubaram mais 2 ou 3… Mas desses eu não podia esperar mais nada. ..

Agora, vou lutar com a pouca força que me resta, pela recuperação daquilo que me roubaram. ..

Se conseguires ler tudo isto, és capaz de perceber o que me leva a este discurso tão radicalizado. .. Estou com uma depressão grave e já não consigo pensar que vou ser obrigada a voltar para a Escola. ..

E os mais jovens, quando é que vão entrar na Carreira, enquanto não nos reformarmos. ..

Os políticos são de facto, muito espertos, pois conseguem fazer leis para seu próprio benefício e os outros que se lixem! E sabes, minha querida, eles sabem que não vamos aguentar e o que eles querem é que se peçam muitas reformas, antecipadamente, para eles pagarem REFORMAS MISERÁVEIS! E nós sairmos “com uma mão na frente e outra atrás”, após 40 anos de trabalho! 

Um abraço grande para ti, minha querida! Beijinhos 

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s