ANAPE

Será a sigla para, Associação Nacional de Professores e Educadores?

Sugestões?Help

Anúncios
Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

17 respostas a ANAPE

  1. ANPEI, Associação Nacional de Professores e Educadores de Infância

    Gostar

  2. Armando Morais diz:

    De acordo… juntos seremos mais fortes

    Gostar

  3. Pedro Santos diz:

    Sem querer ser mal interpretado, nem querer criar divisionismos, esta associação surge como resposta a “alguma” falta de respeito perante os professores do 1.º ciclo e educadores de infância, associado a sermos todos englobados como iguais sem ter em conta a especificidade do nosso ciclo, bem como dos educadores de infância. Nesse sentido, referir só “Professores” é manter o problema da falta de referência imediata a quem pretendemos dar visibilidade, bem como da nossa especificidade, da mesma maneira que não devemos dizer só “Educadores”.

    APPCEI – Associação de Professores do Primeiro Ciclo e Educadores de Infância.

    Gostar

  4. Maria José Rodrigues Sousa diz:

    APPCEI- Concordo plenamente com esta sigla. Boa ideia colega.

    Gostar

  5. coeh diz:

    Ana Martins diz: “Na minha opinião, colocar à votação é capaz de não levar a nenhum lado. Sabemos que gostos são muito diversificados. Eu creio que há que ponderar muitas coisas, desde logo a questão de os registos não permitirem siglas dúbias ou parecidas.
    Uma sigla deve ser fácil de ler e suficientemente abrangente para todos se sentirem identificados sem no entanto ser tão pormenorizada que exclua ou incomode alguém.
    ANAPE é a que cumpre todos esses requisitos.”

    Liked by 1 person

  6. Luis diz:

    Concordo ANAPE soa melhor que as outra. Os professores por vezes mudam de ciclo temporariamente, em alguns casos regressam ao 1º ciclo por vocação …

    Gostar

  7. Pedro Santos diz:

    Só para que eu possa perceber melhor, isto é uma associacao e não um sindicato, certo?
    É que me parece estarem a confundir os dois conceitos.
    Os professores são móveis entre ciclos de ensino, e para defender esses interesses há os sindicatos. Esta associação é para defender os interesses dos professores do 1 ciclo e educadores de infância, quando estes são professores do 1 ciclo e educadores de infância.
    Não se enganem, quando não se está nos grupos, rapidamente se muda de opinião e se esquece de quem foram, havendo claros conflitos de interesse pelas novas solicitações.

    Gostar

    • Luís Fonseca diz:

      Acho que não se está a confundir nada…Diria que 90% dos professores do 1º ciclo o são e serão sempre…E só conta quem está…Se de hoje para amanhã…alguém mudar de ciclo….sabe que não é nem pode ser bem vindo aqui…E digo isto sem rodeios nenhuns…Pois por experiência própria…ou nós deixamos os egoismos de lado ou então nem daqui a 500 anos nos entendemos…Aqueles que sairem..assumem…Terão melhor sorte do que nós…Como lá costuma dizer o ditado: “Só faz falta quem está!”..Aqueles que vierem por bem de outros ciclos irão se dar conta do Inferno que reina na nossa classe e situação e assumirá as dores do Grupo.Esta é uma associação ,,,nas que pode dar origem mais cedo ou mais tarde a um Sincicato…E porque não?????

      Gostar

      • Pedro Santos diz:

        Quando fiz o coment foi nesse sentido, por isso ser importante não ter um nome ambíguo e não vir ninguém ao engano a pensar que é uma associação virada para todos os professores de todos os ciclos. Quem quiser estar, pode estar, mas sabe de antemão que não será para debater outros assuntos. Já o tornar-se um sindicato no futuro, tenho as minhas reservas. Se nasceu associação, vive enquanto tal, e se houver vontade da criação de um sindicato, pode emanar um projeto novo com professores da associação, mas nunca a partir dela, pois o que sinto é as pessoas quererem participar aqui por contraponto aos sindicatos e não se sentirem totalmente representadas por eles.

        Gostar

      • Pedro Santos diz:

        A ideia que procurei passar foi mesmo essa, quem está na associação saberá que é para defender professores do 1 ciclo e educadores de infância naquilo que têm sido deixados à margem. Por isso, o nome tem de ser claro e não deixar ambiguidades quanto à sua dimensão, âmbito de ação e objetivos a que nos propomos, pois ninguém pode dizer que o “nome” referia professores e educadores, e esses são todos. Já o ser sindicato no futuro, acho que muitos se poderão rever na associação porque sentem algum desamparo e falta de vontade nos sindicatos em defender o 1 ciclo e os educadores de infância, e criar um sindicato a partir da associação pode trazer fantasmas. Mas se houver associados que criem um projeto novo, podem no fazer, mas não partindo dos alicerces da associação, pois pode ser um motivo de implosão de ambos.

        Gostar

    • Pedro Santos: Mas há uma coisa que nós nunca podemos ,sendo criada esta Associação,prever o futuro e controlar o que se vai seguir.Esta Associação tem que ser direta…clara….objectiva e forte….mas não pode prever ou não pode condicionar ninguém ou outras organizações ou institutos o Governo.
      E também não pode…(pois eu sou dos poucos deste país…e dos poucos dos professores)…convocar greves ou intimar a fechar escolas por 3 dias a uma semana..Que é o que se deve fazer..se nada mais resultar…
      Por isso eu falei de Sindicatos….E desde 1990…que os Sindicatos é cada vez pior e sobretudo nos anos 2000 para cá é esta pouca vergonha…Nenhum…mas é que nenhum nos defendeu….Relativamente aos colegas ou colegas que vêm ou possam vir para a Associação só teraõ 3 coisas a fazer: Unidade na luta…..Sacrificio na mesma e abdicar de 3 dias a uma semana de salários em caso de greves….e a outra ..Resignação…e então se é para isso mais vale não fazerem parte da Associação e podem voltar pela porta de onde acabaram de entrar…
      Ter gente que vem para a Associação para nada fazer..e contar com o trabalho e os sacrificios dos outros …não.,.,,,Nunca….
      Se nada fizermos…..continuaremos a ser o pau mandado e a ter vida de cão e andar a beijar a mão a muita gente..Ou será preciso citar os nomes????
      Se nada fizermos….continuaremos a arrastarmo-nos nesta profissão como verdadeiros escravos enquanto muito boa gente se ri de nós e sobre os nosso escombros e quando for lá pelos 70 anos..estaremos livres para a Reforma…enquanto se aguarda a chegada das cerimónias fúnebres!!!!Eu não quero nada disto!!!!

      Gostar

  8. coeh diz:

    Será o que os proponentes decidirem que seja. Os estatutos estão em estudo. Não duvide é que será uma reação importante às injustiças perpetradas pela tutela com o silêncio dos sindicatos.
    O nome são detalhes!

    Gostar

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s