Sinonímia

O Meu Quintal

Querem agora que estabeleçamos perfis de aprendizagem para os alunos. Para mim, que sou muito básico nestas análises, a expressão “perfis de aprendizagem” corresponde, mais coisa, menos coisa, mais ou menos desdobramento dos descritores, por muito que alguns possam desmentir-me, ao que no mandato anterior (Crato) se chamava “metas curriculares” e que no mandato anterior ao anterior (Alçada) se chegou a apresentar com pompa como “metas de aprendizagem”. Quem veio a seguir, limitou-se a adaptar metade dessa designação inicial. Parece que na Direita se preferem metas (e conhecimentos) e na Esquerda se exaltam os perfis (e as competências).

Claro que poderemos encontrar diferenças mas, no fundo, tudo quer dizer “aquilo que um aluno deverá saber [fazer] de uma dada disciplina num determinado ano de escolaridade”. O que eu acho estranho é que existe quem desdenhasse das “metas curriculares” mas agora adores os “perfis de aprendizagem”. E vice-versa. E…

View original post mais 210 palavras

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Deixe a sua opinião

