Afinal é fácil fugir à regra

Jose Carlos Campos A FNE vangloriou-se que, após negociação suplementar desta organização sindical com a tutela, conseguiu que as AEC passassem a decorrer após as atividades curriculares. Ontem, 16-06, saiu o Desp. Normativo nº 4-A/2016, relativo à organização do ano letivo 2016/2017. E para espanto meu, acrescenta ao artigo 13º, em que o conselho pedagógico define os critérios gerais a que obedece a elaboração dos horários dos alunos, designadamente quanto a: e acrescenta a alínea h), que passo a citar”Desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico atento o disposto no artigo 18.º da Portaria n.º 644 -A/2015, de 24 de agosto.” e o que diz este artigo no ponto 6 “As AEC são desenvolvidas, em regra, após o período curricular da tarde, sendo da responsabilidade do Conselho Geral, sob proposta do Conselho Pedagógico, decidir quanto à possibilidade de existirem exceções a esta regra.”. Se estou a fazer uma análise correta, fica tudo como anteriormente. Sinceramente, andam gozar com o 1.º ciclo. Estou sem palavras perante tamanha deceção.

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

4 respostas a Afinal é fácil fugir à regra

  1. Sergio diz:

    Há casos de pequenas localidades onde esta exceção se compreende. Sem ela não era possível professores para todas as horas de AEC, mas esta possibilidade abre as portas à continuação dos abusos.

    Liked by 1 person

  2. Rui Humberto Guedes Oliveira diz:

    bem eu apoio totalmente a flexibilização dos horários nas aec, isto pq permite a que os professores afectos a esses horários tenham mais horas, logo recebem mais o que lhes permite sobreviverem um pouco melhor. eu já trabalhei em aec com 20 e até 24h letivas e aí dava gosto e motivação trabalhar.

    Gostar

  3. luis diz:

    As aecs deveria funcionar sempre no final da manha e final da tarde, e não so no final da tarde. As aecs deveriam ser atividades completamente destintas das horas letivas que estas crianças têm. A atividade fisica, musica e expressoes deveria ter um aumento de carga horaria, e os intervalos deveriam ser mais alargados. Os nossos alunos de 1ºciclo são criancas, têm de ter tempo para brincar, admiramo-nos com a “hiperatividade” e/ou falta de educação de alguns deles, mas temos de refletir e analisar se nós proprios não contribuimos para esta ultima. As crianças são “bombas energeticas” tem de gastar essa energia, e não é na saula de aula fechados 6-8 horas diarias que o vão fazer. não podemos exigir a uma criança de 6-10 anos que esteja estas horas sempre concentrado. é um crime o que hoje fazemos a estas crianças, e isto vai-se repercutir a longo prazo…..

    Gostar

  4. Pingback: A precariedade das AEC | ComRegras

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s