Jose Carlos Campos A FNE vangloriou-se que, após negociação suplementar desta organização sindical com a tutela, conseguiu que as AEC passassem a decorrer após as atividades curriculares. Ontem, 16-06, saiu o Desp. Normativo nº 4-A/2016, relativo à organização do ano letivo 2016/2017. E para espanto meu, acrescenta ao artigo 13º, em que o conselho pedagógico define os critérios gerais a que obedece a elaboração dos horários dos alunos, designadamente quanto a: e acrescenta a alínea h), que passo a citar”Desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico atento o disposto no artigo 18.º da Portaria n.º 644 -A/2015, de 24 de agosto.” e o que diz este artigo no ponto 6 “As AEC são desenvolvidas, em regra, após o período curricular da tarde, sendo da responsabilidade do Conselho Geral, sob proposta do Conselho Pedagógico, decidir quanto à possibilidade de existirem exceções a esta regra.”. Se estou a fazer uma análise correta, fica tudo como anteriormente. Sinceramente, andam gozar com o 1.º ciclo. Estou sem palavras perante tamanha deceção.
Procurar
5 anos
Comentários Recentes
coeh em O trabalho dá sempre frut… coeh em Cansaço e tristeza Cramos em Cansaço e tristeza coeh em Outro galo cantaria se… Bazofias em Outro galo cantaria se… Blogroll
Visitaram o blog
- 228.600 pessoas
Arquivos
Há casos de pequenas localidades onde esta exceção se compreende. Sem ela não era possível professores para todas as horas de AEC, mas esta possibilidade abre as portas à continuação dos abusos.
GostarLiked by 1 person
bem eu apoio totalmente a flexibilização dos horários nas aec, isto pq permite a que os professores afectos a esses horários tenham mais horas, logo recebem mais o que lhes permite sobreviverem um pouco melhor. eu já trabalhei em aec com 20 e até 24h letivas e aí dava gosto e motivação trabalhar.
GostarGostar
As aecs deveria funcionar sempre no final da manha e final da tarde, e não so no final da tarde. As aecs deveriam ser atividades completamente destintas das horas letivas que estas crianças têm. A atividade fisica, musica e expressoes deveria ter um aumento de carga horaria, e os intervalos deveriam ser mais alargados. Os nossos alunos de 1ºciclo são criancas, têm de ter tempo para brincar, admiramo-nos com a “hiperatividade” e/ou falta de educação de alguns deles, mas temos de refletir e analisar se nós proprios não contribuimos para esta ultima. As crianças são “bombas energeticas” tem de gastar essa energia, e não é na saula de aula fechados 6-8 horas diarias que o vão fazer. não podemos exigir a uma criança de 6-10 anos que esteja estas horas sempre concentrado. é um crime o que hoje fazemos a estas crianças, e isto vai-se repercutir a longo prazo…..
GostarGostar
Pingback: A precariedade das AEC | ComRegras