FNE ALINHA COM A FENPROF E DEIXA CAIR 1.º CICLO

 «Se (poucas) expectativas existiam, a reunião de hoje da FNE com o ME confirmou os piores receios. A organização liderada por João Dias da Silva deixou neste dia cair o 1.º Ciclo e os seus profissionais, abdicando de contribuir para a resolução das muitas maldades e iniquidades que afetam este nível de ensino.
A capacidade reivindicativa limitou-se a defender que «os intervalos têm de ser contabilizados no âmbito da respetiva componente letiva.»
Inicialmente, a FNE até redigiu uma proposta, que na altura considerámos equilibrada, ao ponto de ter recomendado que no 1.º Ciclo o horário letivo fosse de 22 tempos. Até isso agora “esqueceu”.
Num rasgo de sonsa esperteza, chega mesmo a propor que «Deve ser estabelecido que a oferta de AEC deve ser organizada antes do início das atividades letivas…» ANTES?! ANTES?! Mas onde foi a FNE desencantar tamanho dislate?
Tenha sido por ação malévola de consecutivas equipas ministeriais ou por omisssão conivente dos principais sindicatos, é chegado o tempo de assumir que perdemos o mínimo da dignidade essencial ao exercício das nossas funções. Que lhes pese a consciência. Se a tiverem.
Fomos sacrificados, trocados em negociatas inconfessáveis e só nos resta sobreviver sem qualquer horizonte de esperança.
Aos que ainda, com tonta ingenuidade, pagam as suas quotas a esta gente que se permite brincar com a vida de profissionais altamente qualificados, fazendo discursos sem qualquer correspondência com a prática, só resta a desvinculação. As campanhas e as ações que publicitaram nos últimos meses foram mero e oco folclore, que serviu para enganar colegas esgotados e sedentos de qualquer mudança positiva.
E, no futuro, não contem com os Professores do 1.º Ciclo para greves ou manifestações. Em nossa defesa, ninguém avançou com o necessário vigor e determinação. Se não contamos para umas coisas, também não contaremos para outras. Esta gente já não merece o benefício da dúvida. Caiu-lhes a máscara!»

Quem se preocupa com os professores do 1º ciclo?

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s