A imoralidade e as virtudes dos estágios IEFP

Ou ainda as empresas que prometem um estágio e esfolam um ou dois meses de trabalho pago a recibos verdes (quando é pago) o que impossibilita o estágio pela norma que o embargador conhecia (mas finge desconhecer) e o estagiário desconhece e assim é ludibriado. Despedido depois de dar o máximo e bem-vindo ao mundo selvagem do trabalho.

Os estágios permitem uma rotatividade de licenciados que permite às empresas repartir as despesas com o estado e respirar melhor. Todos têm mais oportunidades inicias, mas poucos conseguem uma vaga superior ao ano de estágio.

“Afinal o Estado está na realidade a favorecer as empresas a conseguir profissionais formados a custo reduzido, que vão conseguindo manter este privilégio indefinidamente, substituindo os licenciados, mal termina este ” Estímulo Emprego”, por novos recém formados!!! E assim se renova constantemente o “Estímulo” para as empresas continuarem a usufruir de mão de obra barata e financiada por todos nós, os que trabalham e produzem e descontam!!! Bem pensado!!!! Mas os jovens continuam desempregados…Algo não está funcionando bem?!” Teresa Gui

Entre os licenciados professores é mais a exploração por empresas que gerem as AEC. Os preços pagos à hora praticados são os mais diversos por todo do país. Alguns trabalham como monitores em tempo de férias escolares e mesmo que trabalhem há vários anos continuam a contrato.

dn.pt/portugal

Empresas apoiadas pelo Estado pagam 505 euros a engenheiros, professores e farmacêuticos e outros licenciados.

Salário mínimo é o valor que as empresas oferecem a licenciados e mestres. Economistas apelidam estas ofertas de “vergonhosas”.

Um engenheiro mecânico que aceite um trabalho na zona de Anadia vai ganhar 515 euros mensais ilíquidos. A oferta, publicada no site do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), insere-se no programa Estímulo Emprego, que financia empresas para contratar desempregados.

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s