Testemunho de uma professora

Aconselho qualquer colega do 1.º ciclo, que esteja a pensar usufruir da Dispensa da Componente Letiva ao abrigo do Artigo 79.º do ECD, a não a requerer, a não ser que tenha garantias (escritas, de preferência) que o seu lugar na Escola e a sua continuidade pedagógica esteja garantida no ano subsequente.
Baseio-me na minha experiência pessoal, porque perdi todos os meus direitos, com o “presente envenenado” que recebi em 2014/15:
– Saí da Escola onde lecionava há 10 anos, sem qualquer aviso prévio como dita o Código de Trabalho;
– Fui a última pessoa a quem se atribuiu turma contra o estipulado no RI, cujas prioridades são a graduação profissional, o tempo de serviço na Escola e a idade do docente. Em todas elas tinha eu prioridade, à exceção de uma colega a lecionar.
– A turma atribuída, bem… A turma atribuída daria trabalho a três ou quatro professores; diagnosticados os problemas, nada se fez, nem na Direção, nem no C. Pedagógico, nem na DGEstE…
– Solução que me foi apresentada- licença por doença até à aposentação do Diretor, possivelmente em junho 2016;
– Pretendendo regressar ao trabalho em breve, facultando-me a Lei essa possibilidade com a apresentação de Atestado Médico, respondem-me que aguarde Junta Médica, a QUAL EM BREVE ESTARÁ A FUNCIONAR.
Quantos funcionários, docentes e não docentes aguardam Junta Médica?
Daqui a quanto tempo chegará a minha vez?
NÃO CHEGA DE SE CAUSAREM PREJUÍZOS?
Por isso, colegas, previnam-se.

Fátima Graça Ventura

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

3 respostas a Testemunho de uma professora

  1. Bazófias diz:

    Pode sempre regressar ao serviço. O seu executivo informa a junta. Esta reúne sem a presença do doente e todas as faltas são justificadas. Se a colega relata corretamente o que está a acontecer é um caso nítido de prepotência. Peça a informação por escrito ao seu executivo. Caso não concorde há sempre direito a recurso hierárquico.

    Gostar

Deixe a sua opinião

