Quem se preocupa com os professores do 1º ciclo? 1ºano

12342830_953225231382031_3502830143727669109_n

https://www.facebook.com/quemsepreocupacomosprofessoresd1ciclo/?pnref=story

Há um ano decidimos criar um espaço diferente. Uma plataforma destinada a dar corpo e voz aos anseios, às lutas, aos dramas e às propostas dos professores do 1.º Ciclo.
O sofrimento e a indignação ganharam terreno. Pudera! Na última década, um grupo de professores (1.º Ciclo) foi escolhido para alvo de todas as tropelias, experimentalismos e abusos. Massacrados com a revogação do regime especial de aposentação, com uma brutal carga letiva que deixou de incluir o intervalo – que agora á obrigatório vigiar! – e com a crescente menorização nas orgânicas decisórias dos Agrupamentos de Escolas, usualmente potenciadas pelas Direções, os docentes do 1.º Ciclo perceberam que foram oferecidos em sacrifício. E nesse sacrifício os grandes sindicatos pecaram por omissão e inação.
No que passou a depender desta página, a ausência de escrutínio acabou. Exortamos os colegas que integram os quadros dirigentes das diversas forças sindicais a assumir uma de duas posições: ou ficam, em estreita articulação com os interesses e necessidades dos pares ou, num rasgo de nobreza, abandonem as funções que supostamente deveriam desempenhar sob pena de serem considerados profissionais que se refugiaram nos sindicatos para se pouparem ao desgaste da atividade letiva. A todos e sobre todos garantimos que exerceremos apertada vigilância. E tudo denunciaremos. Nada ficará por dizer.
Aos milhares de colegas e de parceiros que a nós se juntaram, aqui fica o nosso sentido agradecimento. Com a força do vosso apoio, continuaremos a crescer.
De resto, o grupo de recrutamento mais numeroso da classe docente está acordar e, mais cedo do que se pensa, deixará de tolerar o que até há uns tempos passava sem censura.
Pela nossa parte, mantemos um apreciável leque de opções em aberto. Saberemos ser consequentes. A seu tempo.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Reinvindicação muito pertinente. ligação permanente.

Uma resposta a Quem se preocupa com os professores do 1º ciclo? 1ºano

  1. coeh diz:

    João Altura
    Apoio a criação de uma associação ou, quem sabe, de um sindicato dos professores de 1.ciclo. Não podemos admitir que documentos como o do lançamento do ano letivo estabeleçam que uma hora no 1.o ciclo tem 60 minutos e para os outros ciclos tenha 50. Para além disso, o horário semanal para o professor de 1. Ciclo é de 25 horas., para os outros ciclos é de 22. No 1. Ciclo não há redução da componente letiva e nos outros sim. E, como se isso não bastasse, um docente de outro ciclo que vá dar aec, a sua hora continua a ser de 50 minutos fazendo uma hora e dez minutos por cada aec. Onde é que nós estamos?

    Liked by 1 person

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s