Da importância da monodocência

A deficiente construção de alicerces de um edifício, pode ser disfarçado com bons acabamentos, mas a sua evidente degradação será visível em pouco tempo. O mesmo se passa nos primeiros quatro anos escolares de qualquer aluno. Uma aprendizagem deficiente, dos 5 aos 10 anos, raramente dará origem a uma história escolar de sucesso.

O aumento de número de alunos por turma, a criação de  turmas mistas com dois e três anos de escolaridade em conjunto com os problemas de índole social nas escolas públicas, assim como a diminuição dos apoios educativos, tem vindo a degradar a ação do professor multidisciplinar que não consegue chegar a todos, com prejuízo dos que mais precisam.

O fim parcial da mondocência, assim como o envelhecimento dos professores (com a alteração do regime de aposentações) vai também  potenciar a degradação do trabalho de um grupo profissional que habitualmente apresentava bons resultados.

A esperança que a aproximação de eleições traga boas novas a este quadro negro é diminuta,  mas mesmo assim constitui uma oportunidade de tornar visíveis injustiças que para o cidadão comum são marginais.

Esta entrada foi publicada em primeirociclo. ligação permanente.

Uma resposta a Da importância da monodocência

  1. Estela Pinto diz:

    Quem se lembrou de querer acabar com a monodocência ou é perfeitamente ignorante em relação ao nível etário dos alunos ou, então, quis mesmo penalizar os profissionais destes graus de ensino. De qualquer forma, quem é Professor do 1º ciclo ou Educador de Infância há longos anos (muitos com 3 décadas e meia), está a ser altamente prejudicado. A saída merecida para a aposentação deveria ser faseada, conforme o nº de anos de trabalho, em monodocência, que cada um já possuísse. Nunca generalizar como foi feito. É deveras injusto! Relativamente às crianças, nota-se já uma mudança pela negativa. O facto de miúdos desta idade mudarem de professor durante dia torna-os mais ansiosos, algo confusos e, consequentemente, mais irrequietos. Não vai ser melhor para eles, infelizmente!

    Gostar

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s